Vítor Frade
CRIADOR DA PERIODIZAÇÃO TÁCTICA

Vítor Manuel da Costa Frade nasceu em Vila Franca da Beira a 24 de Setembro de 1944.
É o criador da Periodização Táctica. Uma metodologia de treino que surgiu há aproximadamente 35 anos, sendo conhecida, internacionalmente, através dos êxitos conseguidos por vários treinadores portugueses desde José Mourinho, André Vilas Boas a Vítor Pereira entre outros. Autor das quadras do livro: “Vítor Frade fora de jogo o tempo todo”, uma «obra prima» que nos permite compreender a razão pela qual é (re) conhecido como um dos maiores especialistas entre os grandes pensadores mundiais de futebol, de treino e de jogo.
A Periodização Táctica é um saber autonomamente constituído, que surge das vivências e conhecimentos pessoais que vão desde a infância de Vítor Frade até aos dias de hoje: como criança enquanto jugava nas ruas da cidade onde cresceu, o Porto; como jogador profissional tanto de futebol como de voleibol; enquanto aluno de diferentes cursos universitários (Engenharia, Educação Física, Filosofia e Medicina); como professor de diferentes áreas (teoria e metodologia de treino e opção de futebol) na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (trinta e cinco anos de docência); como treinador, primeiro no voleibol (foi um dos três treinadores da Seleção Portuguesa de Voleibol no campeonato da europa de júnior) e depois no futebol profissional e de formação.
Vítor Frade foi treinador adjunto em várias equipas da Liga Portuguesa. No Boavista F.C. (6 épocas) onde também exerceu a função de treinador principal por curtos períodos; Rio Ave F.C. (dois períodos de três épocas), F.C. Felgueiras (uma temporada) e no F.C. Porto (onde permanece à mais de 20 anos, estando na primeira equipa de 1993 a 1997, em 1999 e 2000), conquistando títulos nacionais (três campeonatos nacionais, quatro taças de Portugal e quatro supertaças) e disputando competições europeias chegando às meias-finais da liga dos campeões e Taça UEFA).
Vários foram os treinadores de alto nível com quem trabalhou os quais contribuíram para o seu percurso. Enquanto jogador de futebol iniciou o seu percurso treinado por José Maria Pedroto nos juniores do FC Porto jogando como profissional até aos 33 anos. Como treinador adjunto trabalhou com Henrique Calisto, Mário Wilson, João Alves, José Torres, José Macia (Pepe), Augusto Inácio, Vieira Nunes, Tomislav Ivić, Bobby Robson, Jorge Jesus, Carlos Brito e Fernando Santos.