Vítor Frade

Vítor Frade

Criador da Periodização Táctica • Tactical Periodization creator

Conferencista confirmado no I Congresso Internacional de Periodização Táctica

Criador da metodologia Periodização Táctica Vítor Manuel da Costa Frade nasceu em Vila Franca da Beira a 24 de Setembro de 1944.

É o criador da Periodização Táctica, uma metodologia de treino que surgiu há aproximadamente 35 anos, sendo conhecida, internacionalmente, através dos êxitos conseguidos por vários treinadores portugueses, de José Mourinho, a André Vilas Boas, ou a Vítor Pereira, entre outros. O seu livro autobiográfico em quadra: “Fora de jogo, o tempo todo”, permite compreender a razão pela qual é (re)conhecido como um dos maiores especialistas entre os grandes pensadores mundiais de futebol, de treino e de jogo.

A Periodização Táctica é um saber autonomamente constituído que surge das vivências e conhecimentos pessoais que se alicerçam desde a infância de Vítor Frade até aos dias de hoje: como criança enquanto jogava nas ruas da cidade onde cresceu, o Porto; como jogador profissional, tanto de futebol como de voleibol; enquanto aluno de diferentes cursos universitários (Engenharia, Educação Física, Filosofia e Medicina); como professor de diferentes áreas (teoria e metodologia de treino e opção de futebol) na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, acumulando trinta e cinco anos de docência; como treinador, primeiro no voleibol (foi um dos três treinadores da Seleção Portuguesa de Voleibol no Campeonato Europeu de Juniores) e depois no futebol profissional e de formação.

Vítor Frade foi treinador adjunto em várias equipas da Liga Portuguesa. No Boavista F.C. (6 épocas), onde também exerceu a função de treinador principal por curtos períodos; Rio Ave F.C. (dois períodos de três épocas); F.C. Felgueiras (uma temporada); e no F.C. Porto (onde permanece à mais de 20 anos, estando na primeira equipa de 1993 a 1997, em 1999 e 2000) e conquistando títulos nacionais (três campeonatos nacionais, quatro taças de Portugal e quatro supertaças) e disputando competições europeias chegando às meias-finais da liga dos campeões e Taça UEFA).

Vários foram os treinadores de alto nível com quem trabalhou os quais contribuíram para o seu percurso. Enquanto jogador de futebol iniciou o seu percurso treinado por José Maria Pedroto nos juniores do FC Porto, jogando como profissional até aos 33 anos. Como treinador adjunto trabalhou com Henrique Calisto, Mário Wilson, João Alves, José Torres, José Macia (Pepe), Augusto Inácio, Vieira Nunes, Tomislav Ivic, Bobby Robson, Jorge Jesus, Carlos Brito e Fernando Santos.

Confirmed speaker at the 1st International Congress of Tactical Periodization

Vítor Manuel da Costa Frade is the creator of the Tactical Periodization Methodology, a training methodology that has been designed 35 years ago. It started to be internationally known because of the successes achieved by several Portuguese coaches, such as José Mourinho, André Vilas Boas, or Vítor Pereira, among others. 

Vítor Frade has an autobiographical book, composed in verse, named “Offside all the time” [in Portuguese], allowing us to understand why he is known as one of the greatest experts and thinkers about football, about training and about the game.