Simão Freitas

Simão Freitas

Coordenador e treinador do Shandong Luneng Taishan FC

Conferencista confirmado no I Congresso Internacional de Periodização Táctica

China

Licenciado em Educação Física e Desporto (opção de rendimento), Mestre em alto rendimento e Doutorado em Ciências do Desporto pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. Treinador UEFA PRO.

Editor e Revisor de várias revistas científicas internacionais (International Journal of Physical Education, Sports and Health/ Journal of Sports Research / Swedish Scientific Publications / Perceptual and Motor Skills/ Journal of scientific research and reports / Journal of Sports Research). Autor de vários artigos em revistas científicas internacionais. Autor do livro: “A especificidade que está na «concentração táctica» que está na Especificidade”. Preletor em vários congressos, seminários e cursos de treinador UEFA Basic. Docente no Instituto Superior da Maia (2015/16 -Disciplina de Psicologia de desporto)

Como profissional de futebol trabalhou: GD Matamá e Aguias Negras de Tabuadelo como treinador principal dos séniores distrital da AF Braga; de 2004 a 2009 passou por vários clubes da primeira e segunda ligas como treinador adjunto: Beira Mar SC, Naval Primeiro de Maio, FC Penafiel e Boavista FC. De 2009 a 2015 foi treinador do FC Porto exercendo diferentes funções: treinador principal dos sub14 (sagrando-se três vezes campeão distrital sub15 da AF Porto) e treinador adjunto dos sub16, sub17 e equipa B (na época 2013-2014 2º lugar da 2ª liga). Em 2015-2016 volta à 1ªliga portuguesa como treinador adjunto do CD Tondela. Na mesma época foi treinador principal no FC Zimbru (primeira Liga Moldava) conseguindo o apuramento para a Liga Europa. Atualmente trabalha no Shandong Luneng (China) é Coordenador da formação e treinador principal da selecção shandong Sub18.