Formadores

VÍTOR FRADE

Vítor Frade
O Professor Vítor Frade é o criador da metodologia Periodização Táctica.
Evitando repetir a biografia disponível em menu próprio deste website, recuperamos, aqui, parte do artigo de opinião de Carlos Daniel, jornalista e comentador de renome, com o título: Vítor Frade, o grande influencer, publicado em janeiro de 2020 no ZeroZero português.
“Vítor Pereira é um dos discípulos óbvios, Carlos Carvalhal também, Jorge Jesus teve-o na equipa técnica em Felgueiras, Fernando Santos, concede o próprio, mudou os conceitos de treino devido a ele, Mourinho e Villas-Boas conheceram-no de perto, Luís Castro tornou-se amigo para a vida, Paulo Fonseca é marcado por Jesus mas admite que todos aprenderam indiretamente com o velho mestre, e a lista seria interminável. De uma forma ou de outra, a conclusão é a mesma: ninguém como ele influenciou tantos e tão profundamente. Chama-se Vítor Frade o maior revolucionário silencioso do futebol português.
Pepijn Lijnders, hoje braço direito de Jurgen Klopp no Liverpool, chegou ao Porto vindo do PSV para mudar o futebol jovem dos dragões. Mudou ele próprio também (…)”

MARA VIEIRA

foto_mara_thumbnail

Gestora do Projeto Periodização Táctica by Vítor Frade no qual organizou já diversos eventos nacionais e internacionais, científicos e pedagógicos, relacionados com a Periodização Táctica.
Até 2019 foi treinadora principal no Campeonato Nacional Feminino pelo Valadares Gaia FC e finalista da Taça de Futebol Feminino na edição 2018/2019. Foi, ainda, finalista dos Prémios Quinas de Ouro da Federação Portuguesa de Futebol, no segmento “Treinador Feminino do Ano”.
É licenciada em Desporto e Educação Física pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto – opção de futebol e tem a especialização em Psicobiologia e Neurociência Cognitiva.
Anteriormente, havia sido treinadora das seleções de futebol feminino da Associação de Futebol do Porto (desde 2015).
Foi, ainda, treinadora principal e adjunta de equipas de formação, dos sub8 a sub13, do FC Porto (de 2007 a 2012); treinadora principal da equipa sénior feminina do CD Feirense (de 2008-2009), treinadora principal da equipa sénior e coordenadora da academia de futebol feminino no Valadares Gaia FC (de 2012 a 2015).
Exerceu funções de treinadora de futsal na ADR Restauradores Avintenses e MODICUS Sandim (de 2003 a 2007).
A nível pedagógico, foi docente na Faculdade de Psicologia, Educação e Desporto da Universidade Lusófona do Porto (ramo de treino desportivo, opção futsal/futebol).
Ex-Jogadora Internacional de Futsal.

ABEL PIMENTA

apimenta260-260

Analista na primeira equipa do Sevilha FC e treinador adjunto da equipa B. Exerceu funções no futebol em Portugal e Espanha acompanhando treinadores como: Eduardo Berizzo, Vincenzo Montella, Joaquin Caparrós, José Guilherme Oliveira e Fernando Valente.

Licenciado em Ciências do Desporto com especialização em Futebol pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP).

BRUNO OLIVEIRA

boliveira260-260

O percurso de Bruno Oliveira iniciou-se em Portugal com uma passagem pelos juniores do FC Porto. Mais tarde, tornou-se treinador adjunto no futebol profissional, com passagens por Inglaterra, pela China e, atualmente, pelo Catar, onde foi campeão nacional ao serviço do Lekhwiya.

Atualmente é treinador adjunto do Al-Duhail SC, após uma passagem pela China, ao serviço do Guizhou Renhe, e uma incursão pelo Reino Unido tendo representado vários clubes: o Leicester City FC, o Swansea City AFC e o Queens Park Rangers FC, sempre como treinador adjunto.

BRUNO PIVETTI

bpivetti260-260

Bruno Pivetti, treinador com Nível 1 e 2 – Treinador Principal da ATFA e Licença Conmebol A (Confederação Sul-Americana de Futebol) é Bacharelado em Esporte – Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo “EEFE-USP” com Especialização em Fisiologia do Exercício – Escola Paulista de Medicina (UNIFESP) e MBA em Gestão e Marketing Esportivo – Trevisan Escola de Negócios.

Atualmente é treinador adjunto e coordenador técnico da formação do EC Vitória, equipa da Série B do Brasil.

Passou por diversas equipas, com destaque pela sua prestação como treinador adjunto do PFC Ludogorets, equipa da primeira divisão Búlgara, após uma passagem pelo Ferroviária SA da primeira divisão de São Paulo e pelo Clube Atlético Paranaense, equipa da Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro.

Foi ainda treinador principal Sub-20 do CA Paranaense da Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro, tendo alcançado o segundo lugar da Copa do Brasil e ganho o Campeonato Brasileiro de Sub-20.

No início da sua carreira passou, ainda, pelo Grêmio Osasco Audax e pelo Audax SP EC, como treinador adjunto e pelo Pão de Açucar EC como preparador físico e fisiologista.

É, por fim, autor de diversas obras, das quais se destaca o livro: Periodização Tática: o Futebol Arte alicerçado em critérios publicado em 2012.

CARLOS CARVALHAL

Carlos Carvalhal

Treinador de futebol com licença de treinador UEFA PRO. O seu percurso no futebol profissional iniciou-se como jogador, entre 1983 e 1998, em diferentes clubes portugueses, como o SC Braga, G Desportivo de Chaves, FC Porto, SC Beira-Mar, FC Tirsense e Sporting C de Espinho onde terminou a sua carreira como jogador, assumindo a função de treinador. Entre 1999-2001 foi treinador da segunda liga portuguesa no SC Freamunde, FC Vizela e C. Desportivo da Aves.
O seu nome ficou inscrito na história do futebol português quando, em 2001/2002, foi o primeiro treinador (e até ao momento único) que conseguiu qualificar o Leixões SC, da 2ª Divisão B, para a final da Taça de Portugal, tendo perdido com o Sporting CP por 1-0) e consequentemente, tendo garantido um lugar na Taça UEFA.
Nas épocas seguintes treinou vários clubes a competir na primeira liga portuguesa Vitória FC, CF Belenenses, SC Braga e SC Beira-Mar.
Em 2007/2008, de volta ao Vitória FC, venceu a primeira edição da Taça da Liga conseguindo a qualificação para a Liga Europa. No final dessa temporada foi treinar o Asteras Tripolis FC do campeonato Grego. Em fevereiro de 2009 regressa ao campeonato português para o CS Marítimo. Em novembro do mesmo ano foi confirmado como novo técnico do Sporting CP.
Seguiu-se o campeonato turco, entre 2011 e 2013, onde foi treinador do Beşiktaş JK e depois do Istanbul BB. De 2013 a 2015 foi Coordenador Técnico do Al Ahli Saudi FC (Emirados Árabes Unidos).
Mais recentemente, esteve na EFL Championship (Reino Unido), sendo que, de 2015 a 2017, foi treinador principal do Sheffield Wednesday FC  e de 2017 a 2018 foi treinador pelo Swansea City AFC.
É Licenciado em Educação Física e Desporto, opção de rendimento em Futebol pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto.

FRANCISCO FARDILHA

Francisco Fradilha

Francisco de Sá Fardilha é mestre em Treino Desportivo pela Universidade de Stirling (Escócia) onde está actualmente a terminar o doutoramento em Estudos Desportivos, especializando-se no desenvolvimento de criatividade em academias de futebol profissional.
Nos últimos quatro anos desempenhou funções de docente na Licenciatura em Estudos Desportivos e no Mestrado em Performance Coaching da Universidade de Stirling, onde foi também fundador do Special Interest Coaching Research Group. É Fellow da Higher Education Academy (Reino Unido) e membro da British Association of Sport and Exercise Scientists (BASES) e da Sociedade Portuguesa de Psicologia Desportiva.
Além de publicações em revistas científicas como a International Review of Sport and Exercise Psychology, Sports Coaching Review e The Sport and Exercise Scientist, foi também assistente de investigação em projetos internacionais sobre educação contra a dopagem para atletas e treinadores de elite, com o apoio da Agência Mundial Anti-Doping. Participou e foi prelector em mais de uma dezena de conferências universitárias em Portugal, Reino Unido e Japão, tendo sido visiting researcher na Universidade de Copenhaga (Dinamarca) em 2019.
A divulgação científica é uma das suas grandes prioridades, tendo publicado artigos de opinião e concedido entrevistas a diversos órgãos de comunicação social em território nacional e internacional, como The Conversation, Tribuna Expresso, O Jogo, Sunday Mail, e Newsweek Japan. Foi também autor do Podcast Coaching With An Accent, em que entrevistou académicos de renome como John Lyle, Chris Cushion, Jim Denison ou Duarte Araújo, e que lhe valeu o Teaching Impact Award 2019, atribuído pela Universidade de Stirling.
Entre 2003 e 2016 foi treinador de futsal em três países diferentes – Portugal, Italia e Escócia – sendo detentor da licenca UEFA B.

JORGE MACIEL

jorge maciel

Treinador de Futebol (Licença UEFA A + Youth Elite). Atualmente treinador adjunto do Lille OSC (França), passou, nos últimos 4 anos, pelo Rio Ave FC (Portugal), FC Nantes (França), RC Celta de Vigo (Espanha).
Antes de rumar a França, foi treinador das equipas SLBenfica (Portugal) S23 e Juniores A S19.
De 2015 a 2017 foi adjunto de Lito Vidigal no FC Arouca, tal como já o fora no CF os Belenenses, tendo com este treinador alcançado dois acessos à Liga Europa.
Em 2010 começou as suas funções de adjunto de equipas séniores com Baltemar Brito no Al Ittihad Trípoli (Líbia – onde se sagrou campeão) e al Dhafra (Emirados Arabes Unidos – vencedor da Vice President Cup). Exerceu, ainda, como adjunto de José Alberto Costa no Sanat Naft Abadan (Irão).
Enquanto treinador iniciou-se nas camadas jovens tendo treinado, por ordem cronológica: CATEL Cunha; Gil Vicente Futebol Clube; Academia Bragafut e FC Porto – Dragon Force.
Licenciado em Desporto e Educação Física pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto – opção de futebol.

JORGE REIS

jreis260-260

Treinador de Futebol UEFA Pro. Licenciado em Ciências do Desporto pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto – opção de futebol.
Detém o Mestrado Profissional em Alto Rendimento e Desporto Coletivos – INEFC – Institut Nacional d’Educació Física de Catalunya – Byomedics & FC Barcelona e o Mestrado em Rendimento Desportivo – Tecnificação e Alto Nivel também pelo INEFC.
Autor do livro «La sustentabilidade del Morfociclo Patrón: la “Célula Madre” de la Periodización Táctica» de 2018, que conta ainda com 3 volumes de Entrevistas Práticas realizadas a eminências científicas de diferentes âmbitos.
Actualmente é Diretor Técnico do FC Barcelona – Barça Academy Lagos. Foi treinador, nos últimos anos, na Barça Escola – Barcelona e, ainda, treinador e treinador-adjunto em clubes regionais da Cataluña como CE Mercantil, CP San Cristóbal, UE Sants e FC Sant Quirze.
Em Portugal, iniciou a sua carreira no Leixões SC, antes de estar três anos no FC Porto – Dragon Force.
Colabora pontualmente com as revistas Treino Científico e The Tactical Room.

JULIAN B. TOBAR

Julian

Julian Tobar é treinador de futebol (CBF-Licença B) e bacharel em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Ainda, estudou Ciências do Desporto, com ênfase em futebol de alto rendimento, na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP – Portugal).
Ao longo de mais de uma década, exerceu a função de treinador, auxiliar e analista de desempenho. Exerceu como treinador principal nos Sub-20 do Joinville Esporte Clube. No momento é treinador adjunto dos sub19 e sub17 do  Clube Athletico Paranaense do Campeonato Brasileiro Série A.
É autor do livro: La Periodización Táctica Es… em que o autor reflete um conhecimento profundo sobre uma das metodologias de treino mais bem-sucedidas dos últimos anos: a Periodização Tática.

MIGUEL LOPES

Miguel-Lopes

Treinador de Futebol (licença UEFA A). Atualmente treinador adjunto do Vitória S.C. – Equipa B, após uma passagem pelo Umm-Salal (Qatar) e depois de duas épocas como adjunto de Rui Quinta no Lusitânia de Lourosa (Portugal) e no SC Espinho (Portugal).
De 2015 a 2017 exerceu funções de treinador adjunto no Penafiel FC (I Liga Portugal) e coordenador do futebol de formação do FC Paços de Ferreira (Portugal).
Entre 2007 e 2015 foi coordenador das Escolas Dragon Force (4 épocas) e treinador principal e adjunto nas equipas de sub14 e sub16, respectivamente, no FC Porto (4 épocas).
Iniciou a sua carreira nos escalões de formação do FC Paços de Ferreira (Portugal), como treinador adjunto de sub15 e treinador principal de sub11. Seguiu-se o AD Lousada (Portugal) como treinador principal de sub15, no USC Paredes (Portugal) como treinador principal de sub19, no CD Trofense (Portugal) como treinador principal de sub17 e na EF Hernâni Gonçalves como treinador principal de sub15. Trabalhou ainda no SC Portimonense (II Liga de Portugal) como observador.
Licenciado em Desporto e Educação Física pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto – opção de futebol.

NUNO AMIEIRO

nunoamieiro_2

Nuno Amieiro é licenciado em Desporto e Educação Física pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, com especialização em Futebol de Alto Rendimento, possuindo também os diplomas UEFA A e UEFA ELITE YOUTH A.
É autor do livro “Defesa à Zona no Futebol. Um pretexto para reflectir sobre o «jogar»… bem, ganhando!” e co-autor do livro “Mourinho – Porquê tantas vitórias?”.
Já escreveu para a revista Treino Científico e assinou uma coluna semanal na revista Record DEZ do jornal Record.
Tem vindo a ser orador convidado em várias conferências nacionais e internacionais, onde lhe tem sido possível falar sobre duas grandes paixões, o Futebol e a Periodização Táctica.
Iniciou o seu percurso como treinador na época de 2000/2001 e, desde então, já trabalhou no Futebol de Formação e no Futebol Profissional, em Portugal e no estrangeiro.
Após passar, como treinador principal da equipa de Sub-17, pelo Anadia FC, atualmente é preparador físico do Lusitânia de Lourosa do Campeonato de Portugal.

RUI QUINTA

Rui-Quinta2

Rui Quinta é um histórico jogador, treinador e formador português.
Licenciado em Desporto pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, atualmente é treinador principal do Lusitânia de Lourosa, no Campeonato de Portugal.
Após uma longa carreira como jogador, iniciou funções em 1992 como coordenador da formação do FC Penafiel, tendo passado, posteriormente, pelo Paços de Ferreira, USC Paredes e Gil Vicente, tendo, depois, rumado ao FC Porto como treinador adjunto de Vítor Pereira, entre 2011 e 2013, tendo conquistado o bi-campeonato nacional.
Mais recentemente, foi treinador principal do FC Penafiel, do FC Vizela e do SC Espinho.
É ainda um conhecido e carismático formador de inúmeros treinadores nacionais, sendo frequentemente convidado para palestras, cursos de treinador e eventos diversos.

RUI SÁ LEMOS

rslemos260-260

Rui Sá Lemos é licenciado em Desporto pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, tendo sido aluno do prof. Vítor Frade e desde aí manteve sempre o interesse pelo estudo da Periodização Táctica. Possui, ainda, o diploma UEFA A.
De 2010 a 2018 trabalhou com jogadores jovens e profissionais no FC Porto. De 2018 a 2020 foi treinador adjunto no Portimonense SAD, Liga NOS de Portugal.
Passou ainda por experiências de treinador principal e adjunto da formação nos escalões de sub-10, sub-11, sub-14 e sub-15.
No espaço entre as épocas de 2015 a 2018 foi treinador adjunto FC Porto B e S-19, tendo, nas duas equipas técnicas, vencido, por duas vezes, o campeonato nacional de S-19, a Liga LedmanPro e, novamente, por duas vezes, a Premier League International Cup.
Posteriormente acompanhou, como treinador adjunto, António Folha no Portimonense SAD nas épocas de 2018-2019 – tendo a equipa atingido a melhor pontuação da história do clube na Liga NOS.

SIMÃO FREITAS

simao_freitas_square

Treinador de Futebol (Licença UEFA A + Youth Elite). Atualmente integra a equipa técnica de Jurgen Klopp no Liverpool FC (Inglaterra) tendo recentemente sagrado-se Campeão do Mundo de Clubes no Qatar. Previamente exercia funções de treinador adjunto no FC Porto B.
No FC Porto, de 2011 e 2016, foi também treinador principal de vários escalões da formação desde sub9 a sub14 e treinador adjunto dos sub15 e sub17.
Antes do regresso ao FC Porto, em 2018, foi treinador do escalão de sub15 e sub16 do Shandong Luneng (China), exercendo também funções de coordenação técnica dos escalões de sub8 a sub13.
Iniciou o seu percurso de treinador no CF Valadares em 2008, tendo sido treinador adjunto da equipa sénior e treinador principal da equipa de sub19. Seguiram-se 2 épocas desportivas no CD Trofense onde foi treinador principal dos escalões de sub17 e sub13.
Licenciado em Desporto e Educação Física pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto – opção de futebol. É Mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário.

VÍTOR MATOS

vitormatos-260-260

Treinador de Futebol (Licença UEFA A + Youth Elite). Atualmente integra a equipa técnica de Jurgen Klopp no Liverpool FC (Inglaterra) tendo recentemente sagrado-se Campeão do Mundo de Clubes no Qatar. Previamente exercia funções de treinador adjunto no FC Porto B.
No FC Porto, de 2011 e 2016, foi também treinador principal de vários escalões da formação desde sub9 a sub14 e treinador adjunto dos sub15 e sub17.
Antes do regresso ao FC Porto, em 2018, foi treinador do escalão de sub15 e sub16 do Shandong Luneng (China), exercendo também funções de coordenação técnica dos escalões de sub8 a sub13.
Iniciou o seu percurso de treinador no CF Valadares em 2008, tendo sido treinador adjunto da equipa sénior e treinador principal da equipa de sub19. Seguiram-se 2 épocas desportivas no CD Trofense onde foi treinador principal dos escalões de sub17 e sub13.
Licenciado em Desporto e Educação Física pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto – opção de futebol. É Mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário.

VÍTOR SEVERINO

vseverino260-260

Vítor Severino é licenciado em Ciências do Desporto e Educação Física pela Universidade de Coimbra, mestre em Treino Desportivo para Crianças e Jovens e doutorando em Ciências do Desporto – Treino Desportivo. É treinador de futebol (Licença UEFA Pro).
Iniciou a sua carreira profissional na Associação Académica de Coimbra, tendo sido treinador adjunto de Sub-17, Sub-15, Sub-13 e treinador principal de Séniores e de Sub-23. Passou, depois, pelo FC Porto como treinador adjunto da Equipa B, de Sub-19, Sub-15 e Sub-14, passando, já na equipa 2016/17, pelo Rio Ave FC como treinador adjunto da equipa principal na Liga NOS.
Depois de uma época no G Desportivo de Chaves, da Liga Principal Portuguesa, passou para o Vitória Sport Clube, também da Liga NOS, sendo, atualmente, treinador adjunto do Shakhtar Donetsk, da primeira Liga da Ucrânia.
É, ainda, invited lecturer da Pós-graduação internacional High Performance Football Coaching, da Universidade de Lisboa – Faculdade de Motricidade Humana.

XAVIER TAMARIT

xtamarit260-260

Xavier Tamarit é licenciado em da Atividade Física e Desporto pela Universidade de Valencia, tendo estudado um ano na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. Realizou Mestrado em alto rendimento no Futebol e possui também o título de Técnico Desportivo em Futebol.
É autor dos livros: “Qué es la Periodizacion Táctica? Vivenciar el «juego» para condicionar el Juego” e «Periodización Táctica vs Periodización Táctica».
Como profissional de futebol trabalhou, por ordem cronológica: na Juventud Bairro del Cristo como preparador físico, onde conseguiu a subida à 3ª divisão; na Escola do Valencia F.C. como treinador principal da equipa de sub-10, treinador adjunto na sub-13 e treinador de tecnificação, tendo sido, ainda, coordenador da Área da Formação, treinador adjunto da equipa de sub-15.
No Áris de Salónica F.C. (1ª divisão grega) foi assistente técnico e analista táctico. Já no Levadiakos F.C. (1ª divisão da Grécia) foi treinador adjunto.
Passou, também, pela Fundação de Valencia F.C. como treinador do Campus Internacionais Next Generation, tendo lecionado cursos de formação e treinador principal do Valencia Feminino (1ª divisão).
Na época 2012-2013 ingressou na primeira equipa do Valencia CF como treinador adjunto de Mauricio Pellegrino. Uma relação que se manteve na passagem pelo Clube Estudiantes de La Plata e pelo C.A. Independiente (1ª divisão Argentina), pelo Deportivo Alavés (2016/2017 – Espanha), pelo Southampton FC (2017/2018 – Reino Unido) e pelo CD Leganés (2018/2019 – Espanha).