Cursos & Formações

DISPONÍVEL BREVEMENTE

Temáticas a abordar:

1. Vítor Frade, o criador de uma nova metodologia. Qual o entendimento de «Periodização Táctica» por contraste com o convencional enraizado.

2. A análise sistémica do jogo. E a equipa entendida como um sistema dinâmico, adaptativo, homeodinâmico e necessariamente como homeostasia evolutiva.

3. O treino como processo aquisitivo, uma modelação sistémica. Um jogar: o condutor do processo da equipa e dos jogadores desde o início ao fim da temporada.

4. Problematização de três categorias conceptuais: Ideia de jogo (intenção prévia); Modelo de Jogo (modelização biológica) e estrutura(s) de jogo versus sistema(s) de jogo.

5. A Especificidade – uma condição condicional processual (o contexto com UM sentido).

6. «Fenomenotécnica». O treinador como «cérebro-mecanismo» que regula o processo ou a abertura dos sistemas à «retro-alimentação» ou não-linearidade causal.

7. Princípios Metodológicos entendidos como um “Único” Princípio. Permitem a «Articulação de Sentido».

8. Morfociclo Padrão.

9. Periodização Táctica e Neurociências de encontro à necessidade de uma concepção Fenomenológica da Consciência no Futebol.

10. Em busca da exequibilidade do trinómio mais futebol, mais criança, mais educação: uma abordagem formativa a uma era pós futebol de rua.

11. Do futebol de rua às escolinhas de futebol e das escolinhas de futebol ao futebol de rua nas escolinhas de futebol.

12. O Entendimento de Talento para a PT. A importância da Incorporação (Precoce) do Jogo.